domingo, 5 de dezembro de 2010

Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático (computador)

  • Hardware e software
O hardware, é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes electrónicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos electrónicos do hardware. Toda interacção dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.

  • CPU - Unidade central de processamento 
É a parte de um sistema de computador que executa as instruções de um programa de computador, e é o elemento primordial na execução das funções de um computador. Este termo tem sido usado na indústria de computadores pelo menos desde o início dos anos 1960. A forma, desenho e implementação de CPUs têm mudado dramaticamente desde os primeiros exemplos, mas o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.

  • Memórias
  1. Primária: RAM, ROM e Cache
Também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar directamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução.

     2.   Secundárias: Suportes de armazenamento

Também chamadas memórias de massa, por permitirem armazenar grandes quantidades de informação — existem precisamente para que a informação com que se trabalha num computador possa ser guardada com um carácter mais duradoiro; os suportes de armazenamento: discos, disquetes, cassetes, bandas magnéticas, etc.
  • A placa principal (motherboard)
A placa-mãe realiza a interconecção das peças componentes do microcomputador. Assim, processador, memória, placa de vídeo, HD, teclado, mouse, etc. estão ligados directamente à placa-mãe. Ela possui diversos componentes electrónicos e entradas especiais (slots) para que seja possível conectar os vários dispositivos.


  • O Barramento (Bus)
Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.
Esses fios estão divididos em três conjuntos:
  • via de dados;
  • via de endereços;
  • via de controle.
O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de 2:
  • 8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, etc.
Também pela velocidade da transmissão medida em bps (bits por segundo) por exemplo:
  • 10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps etc.

  • Dispositivos de entrada e saída de dados

É um termo utilizado quase que exclusivamente no ramo da computação (ou informática), indicando entrada (inserção) de dados por meio de algum código ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua saída (obtenção de dados) ou retorno de dados, como resultado de alguma operação de algum programa, consequentemente resultado de alguma entrada.
São exemplos de unidades de entrada de um computador: disco rígido, microfone, teclado, mouse, Scanner.
São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora, disco rígido.

            

Sem comentários:

Enviar um comentário